Trabalho de Conclusão de Curso












|TRABALHO DE CONCLUSÃO

 DE CURSO - TCC

O Trabalho de conclusão de Curso - TCC consiste de uma pesquisa individual ou em grupo de no máximo dois (02) alunos, orientada por docente lotado no Campus Marechal Deodoro do Ifal, devendo ser apresentada sob a forma de monografia abrangendo uma das áreas temáticas priorizadas pelas linhas de pesquisas, envolvendo uma ou mais disciplinas do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental.

A avaliação da monografia é feita a partir de sua análise pelos membros da Banca Examinadora, constituída para esse fim, mediante demonstração pelo discente de grau de conhecimentos compatível com a habilitação de tecnólogo em gestão ambiental, um bom aprofundamento temático e conhecimento de bibliografia especializada, bem como uma aprimorada capacidade de interpretação, visão crítica e aplicação da ciência enfocada, estando também apto para fazer a interlocução com áreas afins.

Na defesa da monografia, o aluno dispõe de no mínimo trinta (30) minutos e no máximo de cinquenta (50) minutos, para apresentação. A nota final do TCC é resultante de uma média aritmética ponderada de três (3) notas: Conteúdo (Peso 4,0); Normas Técnicas (Peso 3,0); Defesa Oral (Peso 3,0), cuja nota final mínima para aprovação na monografia é 7,0 (sete).

São pré-requisitos para a aprovação do TCC:
Número mínimo de 40 páginas, excluindo-se os elementos pré-textuais, salvo em caso excepcionais e com concordância da banca examinadora.
Mínimo de duas (02) citações de periódicos da base CAPES na fundamentação teórica.
Máximo de 30% das referências vindas de consulta a internet.
●1ª Versão para qualificação – duas (02) vias impressas a serem entregues a coordenação do curso após a anuência do professor orientador.
●2ª Versão para a defesa – duas (02) vias impressas a serem entregues a coordenação do curso após a anuência do professor orientador. contemplando as eventuais sugestões ou necessidade de reformulação recomendadas no processo de qualificação, devendo o estudante arcar com os custos.
Versão definitiva da monografia – a versão final da monografia deverá ser entregue ao coordenador do curso com a assinatura de todos os membros da banca examinadora em uma (1) via impressa e devidamente encadernada dentro dos padrões determinados, que será posteriormente encaminhada à Biblioteca do Campus Marechal Deodoro, e uma (1) via no formato PDF gravada em CD-ROM, devendo o estudante arcar com os custos.

A versão a título de definitiva deve ser contemplada com o uso de folha de papel reciclado e encadernada, conforme as especificações padronizadas pela instituição (vide Anexo).

A entrega do diploma/certificado de conclusão de curso está condicionada a entrega da versão final da monografia à Biblioteca do Campus Marechal Deodoro, devidamente assinada por todos os membros da banca examinadora, bem como ao atendimento às demais normas da instituição.















FREQUENTLY ASKED

QUESTIONS - FAQ|

O que é TCC?
O trabalho de conclusão de curso, descrição do acrônimo TCC, consiste em uma pesquisa sob a forma de monografia (do latim, mono = um, único, e grafia = escrita), que pode abordar área temática de uma ou mais disciplinas do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFAL.

O TCC é obrigatório?
Sim. Trata-se de componente curricular obrigatório para a obtenção do título de graduação no IFAL. Além de estágio e aprovação nas disciplinas do Curso de Gestão Ambiental, a entrega do diploma/certificado de conclusão de curso ao aluno está condicionada a apresentação da monografia.

A pesquisa é individual ou pode ser feita em dupla?
É admitida nas duas formas. De acordo com o Regulamento do IFAL, o aluno pode optar entre desenvolver uma pesquisa individual ou em grupo de no máximo dois (02) alunos.

Precisa de acompanhamento de professor para essa pesquisa?
Sim. O aluno deve ser auxiliado por um Professor-Orientador, constituído mediante convite formal do aluno para a Orientação de TCC, baseado na escolha e/ou delimitação do tema da monografia conforme linhas de pesquisa priorizadas pelo professor do Curso (consultar os professores e as linhas de pesquisa).
O documento para a formalização do convite de Orientação de TCC e de Plano de Trabalho encontra-se disponível no endereço eletrônico www.twitter.com/cctga_Ifal, na Coordenação do Curso e/ou na Seção Anexo (ao final desta página).

Quem pode ser professor-orientador de TCC?
O TCC poderá ser orientado por docente lotado no Campus Marechal Deodoro do IFAL, conforme relação de professores orientadores informada pela Coordenação do Curso de Gestão Ambiental (consultar lista de professores nas páginas 1 a 4 deste encarte).

Há quantidade mínima de páginas para a elaboração de TCC?
Sim. Há a exigência de no mínimo quarenta (40) páginas, excluindo-se os elementos pré-textuais.

Quando o TCC pode ser apresentado?
O aluno pode realizar a defesa da monografia/TCC desde que tenha sido aprovado em pelo menos 70% da carga horária curricular do curso (inclusive a disciplina Seminário de Monografia).

Estou entrando no Curso agora e já devo preocupar-me com a elaboração do TCC?
Sim. Torna-se de bom alvitre a preocupação com o trabalho de conclusão de curso desde o primeiro dia de aula, sobretudo com o conhecimento geral das disciplinas do curso e das áreas temáticas de pesquisa dos professores (páginas 1 a 4 deste encarte), de modo a possibilitar o aprofundamento temático e conhecimento de bibliografia especializada para o desenvolvimento de pesquisa de trabalho monográfico.

Qual é o prazo mínimo e máximo para a elaboração do TCC?
O limite mínimo para a apresentação/defesa do TCC no Curso de Gestão Ambiental é de 4 semestres e, limite máximo, de 8 semestres, conforme o prazo de integralização do curso. Caso o aluno não respeite o limite máximo para a conclusão do TCC, assim como de todos os componentes obrigatórios do curso, perderá o vínculo com a Instituição.

Como é feita a avaliação do TCC?
O trabalho de conclusão de curso é avaliado a partir do conteúdo escrito com no mínimo 40 páginas e da defesa oral com duração mínima de trinta (30) minutos e máxima de cinquenta (50) minutos. A nota final mínima para aprovação na monografia será 7,0 (sete), resultante da média aritmética do Conteúdo (Peso 4), Normas Técnicas (Peso 3) e Defesa Oral (Peso 3).

Ċ
Alvaro Filho,
5 de jan de 2012 12:08
Comments