Quadro de Carreiras de Gestão Ambiental












|QUADRO DE CARREIRAS


Nas últimas décadas, o crescimento da atividade econômica e dos acidentes ambientais constitui um alerta para as relações homem-natureza. Assim, o mercado atual exige a formação de profissionais na área de Gestão Ambiental, capazes de gerar conhecimentos científicos e tecnológicos, de atuar em situações de remediação e, principalmente, em ações pró-ativas, capazes de comunicar suas soluções com precisão técnica, tanto nos setores públicos como privados.

A Gestão Ambiental é uma atividade voltada à formulação de princípios, diretrizes, metas e ações à estruturação de sistemas gerenciais e à tomada de decisões, que têm como paradigma o desenvolvimento sustentável. A demanda do mercado local por mão-de-obra treinada em Gestão Ambiental tem crescido de modo significativo, principalmente nos órgãos de controle e serviços, tais como, IBAMA, Secretaria de Recursos Hídricos, IMA, Secretarias Municiais de Meio Ambiente, além da necessidade dessa mão-de-obra nos empreendimentos privados, cujas atividades econômicas exigem Sistemas de Gestão Ambiental. Logo, a criação do Curso Tecnológico de Gestão Ambiental pelo IFAL é resultado da necessidade do mercado, estando, portanto, em sintonia com a realidade local.


|FUNÇÕES/CARGOS NOS DIFERENTES NÍVEIS ORGANIZACIONAIS




|ESPECIALIZAÇÕES DA CARREIRA DE GESTÃO AMBIENTAL

Consultoria Ambiental: atua em empresas e no governo preparando projetos de preservação e exploração sustentável do meio-ambiente.

Certificação Ambiental: estuda as normas internacionais de qualidade em gestão ambiental e ajuda na implementação nas empresas de certificados de Responsabilidade Ambiental (ISO e similares).

Planejamento Ambiental: estuda e produz relatórios de impacto ambiental, auxiliando as empresas em projetos sustentáveis de exploração da natureza.

Recuperação Ambiental: atua planejando e executando projetos de recuperação de áreas naturais que já foram destruídas.



|CONSELHO DE CLASSE PARA REGISTRO PROFISSIONAL

A carreira do Gestor Ambiental encontra-se atualmente vinculada ao Conselho Regional de Administração, nos termos da RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 374 de que trata a concessão de registro para o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental.  
A concessão de registro pelo Sistema CONFEA está sob aguardo de análise dessa Entidade.

Ċ
Alvaro Filho,
5 de jun de 2011 20:47
Comments