O Campus Marechal Deodoro












|MISSÃO
Formar cidadãos capazes de reconhecerem-se sujeitos de ideias e de conhecimentos associados às áreas de meio ambiente, turismo e hospitalidade, promovendo a qualidade social dos alagoanos e, em especial, dos deodorenses e munícipes circunvizinhos, com uma educação fundamentada no princípio da indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão, tendo em vista a geração de conhecimentos científicos e tecnológicos que possibilitem o desenvolvimento sócio-econômico-ambiental da região.



 










VISÃO|

Ser reconhecido até 2014 como um Câmpus do IFAL referência em ensino, pesquisa e extensão através da formação profissional que possibilite uma prestação de serviços de qualidade para o desenvolvimento em uma perspectiva sustentável no Estado de Alagoas.















|BREVE HISTÓRICO

Com o programa de expansão do ensino profissionalizante e da educação pública de qualidade no país, nasce em 1995 a Unidade Descentralizada de Marechal Deodoro, hoje denominada Campus Marechal Deodoro, localizada no Município de mesmo nome, distante 25 Km da capital alagoana.

O Campus Marechal Deodoro começou a funcionar em agosto de 1995 preparando, através do “Pró-técnico”, 160 alunos da rede pública municipal para o Exame de Seleção. Em 1996 foi dado início às primeiras turmas de ensino técnico, sendo duas turmas de técnico em turismo e duas turmas de técnico em secretariado. Atualmente, o Campus Marechal Deodoro oferece o Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente e o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, evidenciando a vanguarda da Educação Profissional e Tecnológica em terras alagoanas em formar profissionais cada vez mais conscientes de que a sobrevivência no planeta depende de novos padrões nas relações homem-natureza, mormente do uso sustentável dos recursos naturais, renováveis ou não, da conservação e preservação da biodiversidade, da reciclagem dos materiais, e da redução dos impactos ambientais.


 
Primeiro Presidente Republicano do Brasil - Marechal Deodoro da Fonseca
Praia do Francês, situada em Marechal Deodoro/AL, uma das mais belas praias do país,
 











Igreja da padroeira
Nossa Senhora da Conceição 




O Campus do Ifal em Marechal Deodoro está situado na cidade de Marechal Deodoro, considerada “Santuário de Arte Colonial”. A antiga capital de Alagoas é, na verdade, um espaço histórico e cultural do Estado, destacando-se como canteiro de Arte Barroca. A cidade de Marechal Deodoro foi a antiga capital de Alagoas e o local de nascimento do Marechal Deodoro da Fonseca, que em 1889 proclamou a República e se tornou o primeiro presidente do Brasil.

A cidade conserva até hoje um conjunto arquitetônico de valor histórico e artístico, bem como uma gastronomia peculiar e uma das praias mais belas, a Praia do Francês, que torna a cidade um dos pontos turísticos mais atraentes do Nordeste. Em termos geográficos, está localizada na micro-região de Maceió, situada à margem da Lagoa do Sul, conhecida como Lagoa Manguaba. A população do Município é de aproximadamente cinqüenta mil habitantes, sendo o Produto Interno Bruto (PIB) um dos cinco maiores entre os 102 municípios existentes no Estado de Alagoas, de acordo com dados do IBGE.




 










ENDEREÇO|

Situado à Rua Lourival Alfredo, 176, Poeira, Marechal Deodoro/AL, CEP 57.160-000, o Campus Marechal Deodoro ocupa uma área de 38.160m2, contemplando laboratórios, salas de aulas, auditório, biblioteca, refeitório, área de apoio pedagógico-psicológico, área de atividades esportivas, área de atendimento médico-odontológico, área para serviços de apoio e área para atividades administrativas.

Comments