Apresentação CST-Gestão Ambiental









|APRESENTAÇÃO
A sociedade moderna tem estado cada vez mais consciente de que a sobrevivência no planeta depende de novos padrões nas relações homem-natureza, especialmente do uso sustentável dos recursos naturais, renováveis ou não, da conservação e preservação da biodiversidade, da reciclagem dos materiais, e da redução dos Impactos Ambientais. É nesse contexto que surge em 2006 o Curso Tecnológico em Gestão Ambiental do Instituto Federal de Alagoas, Campus Marechal Deodoro.

Nas últimas décadas, o crescimento da atividade econômica e dos acidentes ambientais constitui um alerta para as relações homem-natureza. Assim, o mercado atual exige a formação de profissionais na área de Gestão Ambiental, capazes de gerar conhecimentos científicos e tecnológicos, de atuar em situações de remediação e, principalmente, em ações pró-ativas, capazes de comunicar suas soluções com precisão técnica, tanto nos setores públicos como privados.

A Gestão Ambiental é uma atividade voltada à formulação de princípios, diretrizes, metas e ações à estruturação de sistemas gerenciais e à tomada de decisões que têm como paradigma o desenvolvimento sustentável. A demanda do mercado local por mão-de-obra treinada em Gestão Ambiental tem crescido de modo significativo, principalmente nos órgãos de controle e serviços, tais como, IBAMA, Secretaria de Recursos Hídricos, IMA, Secretarias Municiais de Meio Ambiente, além da necessidade dessa mão-de-obra nos empreendimentos privados, cujas atividades econômicas exigem Sistemas de Gestão Ambiental. Logo, a criação do Curso Tecnológico de Gestão Ambiental pelo IFAL é resultado da necessidade do mercado, estando, portanto, em sintonia com a realidade local.

 








INFORMAÇÕES GERAIS

SOBRE O CURSO
|


●É ofertado por uma Instituição Federal de Educação Tecnológica com mais de 100 anos de atuação no Estado de Alagoas e no país;

●O IFAL-Campus Marechal Deodoro segue trajetória vencedora, escrita há mais de quinze anos no Município de Marechal Deodoro;

●Os graduados no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental denominam-se tecnólogos;

●São profissionais de nível superior;

●Possuem formação para a produção e a inovação científico-tecnológica;

●Estão habilitados a gestão de processos de produção de bens e serviços;

●Curso gratuito, com oitenta (80) vagas ofertadas anualmente;

●O Curso de Gestão Ambiental foi iniciado em 2006 no IFAL;

●O Curso é reconhecido pelo MEC e possui Conceito "4", numa escala que vai de 1 a 5 (sendo "5", excelência);

●A Grade Curricular é composta de trinta e oito unidades curriculares;

●A modalidade de oferta é plenamente presencial;

●Para efeito de aprovação ou reprovação no Curso de Gestão Ambiental do IFAL são aplicados os seguintes critérios:
a) Aprovação - Aluno que obtiver média semestral por disciplina > 7,0 e frequência > 75%;
b) Recuperação Final - Aluno que obtiver média semestral por disciplina > 4,0 e < 7,0 e frequência > 75%;
c) Reprovação - Aluno que obtiver média final < 5,0 ou frequência < 75%.
Ċ
Alvaro Filho,
5 de jun de 2011 20:28
Comments